Como funciona?

Objetivo Geral

Promover uma Educação Integral que compreenda a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais, por meio da realização de atividades que possam favorecer a aprendizagem, com vistas à formação integral do educando.

Objetivos Específicos:

Promover e ampliar tempos e oportunidades educacionais, sociais, culturais, esportivas e de lazer;

Contribuir para a promoção da cultura da paz.
Contribuir para a elevação dos índices de aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens do Distrito Federal;


 
Articular parcerias locais;

Promover e intensificar a integração entre escola e comunidade;
Articular ações intersetoriais dos diferentes órgãos governamentais;


As escolas de Educação Integral do DF poderão organizar os componentes curriculares a partir de duas possibilidades:


1. Os componentes da base nacional podem ser agrupados em um turno, e a parte diversificada de artes, esporte, lazer, biblioteca, música, animação cultural, rádio escola, etc., pode ser agrupada no outro turno, desde que as disciplinas e atividades sejam relacionadas transversalmente pelos professores e demais atores sociais, monitores e agentes culturais, em um currículo integrado e articulado.

2. A parte diversificada de artes, lazer, biblioteca, música, cultura, rádio escolar, etc., pode ser entremeada no tempo, durante o dia, independentemente de sua natureza mais ou menos sistemática. Um horário de aula de matemática (componente da base nacional) pode ser seguido de uma atividade diversificada de teatro, que, por sua vez, pode prosseguir num horário de biblioteca ou numa aula de língua portuguesa. Essas atividades podem, em função de um projeto elaborado, estar integradas, rompendo a rigidez da própria grade horária curricular. Pretende-se, com essa nova lógica organizacional, favorecer o encontro interdisciplinar, bem como evitar a valoração prévia entre componentes curriculares. Tal sistema exige uma reorganização do trabalho pedagógico, do planejamento docente, bem como das dinâmicas de deslocamentos e usos dos espaços.